s

Curso de Guitarra

Individual:

Aulas: práticas (45 minutos de duração) teóricas (60 minutos de duração)

Ministradas 2 vezes por semana.

Mensalidade:

R$ 295,00

Local: Escola ABC MUSICAL.

Alameda Glete, 1018 - Bairro Santa Cecília / SP - CEP:01215-001
(próximo a estação do metrô santa cecília)
São Paulo
.

E-mail: abcmusical@abcmusical.com.br

História da Guitarra

Se não é impossível, é realmente muito difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido o som de uma guitarra. O instrumento mais popular do mundo de hoje se espalhou pelo mundo como uma praga, impregnando vários estilos com seu som potente e sua extrema versatilidade. 

Esse prático, e simpático, instrumento de corda pode ser encontrado em quase todos os países de todos os continentes. Extremamente versátil, pode ser tocado em acompanhamento ou solo. Com uma diversidade inigualável, está presente em vários ritmos, desde rock, heavy metal, blues, jazz, música barroca, flamenco e música étnica. Nas mãos de talentosos guitarristas, como Eddie Van Halen, Joe Satriani, Steve Vai, Eric Clapton, Jimy Hendrix e tantos outros, faz verdadeiros milagres. 

Essa jovem senhora nascida em 1930 chega aos seus 70 anos mentindo a idade. Basta uma olhadinha para trás pra ver que ela é muito mais velha. Assim como a origem do próprio homem, a origem da guitarra é incerta, e ainda se busca o elo perdido que a fez se tornar o que é hoje. A teoria mais aceita é que a guitarra tenha evoluído de um instrumento espanhol chamado vihuela, que por si já é uma evolução do 'ud árabe e da cozba romana. 

O 'ud é o mais velhos dos três, instrumento de 5 cordas muito popular no Oriente Médio no século 3. Provavelmente foi dele que evolui a espanhola vihuela, que já aparece com 6 cordas, apontando o caminho a ser seguido pela guitarra moderna. 

Uma dificuldade peculiar encontrada ao se tentar traçar a história da guitarra é a confusão que se faz entre ela e o violão. O português é uma das únicas línguas que tem nome diferente para cada um dos instrumentos. Sabe-se que a guitarra, ou violão, convencional de 6 cordas teve origem na Itália, por volta de 1780. 

A guitarra elétrica, filha desse violão, foi criada em 1930. Muito diferente do que é hoje, seu som era suave e baixo. Para tentar resolver esse problema, captadores eletrônicos foram adaptados ao instrumento. O que parecia ser uma solução na verdade criou outro problema: esses captadores faziam o bojo da guitarra vibrar, criando o conhecido - e famigerado - feedback. Foi o brilhante Les Paul que, para resolver esse problema, inventou o corpo maciço da guitarra. Esse é o ponto em que chegamos à guitarra tal como ela é hoje. 

Em 1931, a empresa Rickenbacker começou a construir esse instrumento, o primeiro instrumento eletrônico de cordas comercialmente disponível, que foi simpaticamente nomeado de Pedals Steel Portátil ''Frigideira'' . No ano seguinte, a mesma empresa introduzia no mercado a primeira guitarra elétrica propriamente dita, a Electro Spanish. 


Jimi Hendrix Tribute Stratocaster® 
Outro nome importante para a história da guitarra que não poderia ficar de fora é o de Leo Fender, responsável pela mais tradicional empresa de guitarra do mundo, a pioneira em produção em massa do instrumento. Foi ele também o responsável pela criação da lendária e venerada Fender Stratocaster. Muitos outros ficaram famosos por dar à guitarra designs diferentes e ousados, que se tornaram verdadeiros ícones. 

A guitarra começou a se tornar mais popular depois da segunda guerra mundial, e foi consagrada definitivamente nos braços da contracultura, nos anos 50 e 60. Depois disso, virou moda. 

Hoje existem cerca de 50 milhões de guitarristas no mundo e sabe-se-lá quantos outros novos talentos surgem a cada dia. Desnecessário dizer o quanto o instrumento é popular hoje. Depois de uma conturbada existência em que foi queimada, quebrada e destruída, a guitarra está longe, muito longe, de se aposentar. Depois de séculos de evolução, outros muitos séculos virão em que continuará seu reinado como o mais popular, prático e versátil instrumento do mundo.

Faça sua matrícula agora - clique aqui.