Método Suzuki

A ABC Musical disponibiliza uma grande variedade de métodos para seus alunos escolherem o que melhor se adaptam. Porém os métodos Suzuki são os mais conhecidos e utilizados no mundo inteiro devido ao grande poder de aprendizagem por ser aplicado de maneira lúdica e utilizar repertório alegre e prazeiroso. Com a metodologia Suzuki, você aprende Violino, Violoncello, Flauta, Piano e outros instrumentos. Através desta metodologia nossas aulas poderão ser individuais ou em grupo.

Conhecendo o método Suzuki

Este método foi criado pelo violinista e pedagogo Shinichi Suzuki, nascido em Nagoya/Japão. Iniciou seus estudos de música apenas aos 17 anos de idade. Terminados seus estudos em Tóquio, foi a Berlim onde foi aluno de Karl Klinger e se relacionou com eminentes personalidades, entre elas Albert Einstein e Pablo Casals.

Passou por muitas dificuldades para falar a língua Alemã. Por outro lado, observou ele, a facilidade com que as crianças pequenas falavam sua língua materna. Com esta observação, Suzuki começou a ter suas primeiras idéias sobre aquele que seria mais tarde o mais eficiente e revolucionário método de se aprender música.

 Voltando ao Japão, Suzuki fundou, com seus irmãos, o Suzuki Quartet, como também passou a lecionar violino para crianças pequenas, onde observou a imensa facilidade que têm as mesmas para aprender. Foi assim, que fundou o "Talent Education Institute", em Matsumoto, Japão.      

O seu método baseia-se em que todas as crianças nascem com diversas potencialidades que são desenvolvidas através do contato com o meio. Como no aprendizado da língua materna, que se desenvolve naturalmente através da repetição: o recém nascido, ouve sua mãe e demais familiares a falar, escuta palavras como mamãe, papai e, de acordo com o incentivo, a criança se motiva a aumentar o seu repertório e formar pequenas frases.

Mais tarde, ao ingressar na escola, a criança aprederá a ler e escrever. O mesmo processo é utilizado na música e denomina-se Método Suzuki. O ambiente musical adequado, conduzido por mestre experiente, levará o aluno a dominar o instrumento e adquirir grande habilidade para a música, com a mesma facilidade com que domina a língua materna. Na filosofia Suzuki o talento não é um acaso de nascimento, mas fruto do ambiente em que o homem vive.

Esta teoria comprova-se na prática em muitos países. O Japão, como exemplo, onde a cada ano surgem milhares de músicos que se formam usando o método Suzuki.
Pontos Importantes da filosofia Suzuki:

  • Participação dos pais no aprendizado;

  • Meio ambiente musical favorável;

  • Postura positiva dos pais e professores no aprendizado do aluno;

  • Pais atuam como incentivadores;

  • Não utilizar censura ou correção inoportuna;

  • A busca da qualidade deve ser uma tônica para os alunos;

  • Cooperação ao invés de competição;

  • Respeito à individualidade de cada um;

  • Repetição com constante avaliação crítica;

  • Prática diária, em seções curtas, sempre com alegria;

  • Repertório comum para facilitar a socialização;

  • Caráter primeiro, habilidade depois;

Para ilustrarmos e sintetizarmos melhor toda essa situação, a ABC Musical tem o prazer de apresentar que o talento não é hereditário.

 

Talento não é Hereditário

O primeiro mês na vida de um rouxinol determina o seu destino. Até aqui se admitia que o incomparável canto dessa ave fosse um instinto hereditário. Mas não é assim. Os rouxinóis que queremos manter no cativeiro, em gaiolas, são retirados do ninho na primavera, antes de saberem voar. Assim que se adaptam e aceitam o alimento, coloca-se junto a eles um “pássaro mestre” que, todo o dia, emite seu maravilhoso canto. O pequeno rouxinol ouve o canto durante um mês e é instruído, dessa forma, pelo seu mestre. Esse método é usado há muito tempo no Japão. São dadas ao pássaro as condições ambientais necessárias ao seu aprendizado. Essa é a “Educação do Talento“ do rouxinol.

O pássaro mestre faz o papel de professor. O aluno continua a receber outros treinamentos, mas é da máxima importância que tenha um bom mestre no primeiro mês. Se o pássaro selvagem vai desenvolver boas ou más qualidades sonoras, é decidido no primeiro mês pela voz ou tom de seu mestre. Não é questão ter nascido bom ou mau cantor. Mesmo no caso do rouxinol, a força da vida tem uma potência maravilhosa de se adaptar ao ambiente. Se tem um bom professor vai, através das transformações fisiológicas, aprender a produzir sons tão belos como os de seu professor. Mas se um pássaro chega a um mestre desses depois de ter sido criado por rouxinóis selvagens não consegue tanto sucesso, como tem sido comprovado em muitas experiências.

Essa é a formação das potencialidades da vida. O exemplo do pequeno rouxinol não é também uma sugestão valiosa para o desenvolvimento do potencial humano?

 Professor Suzuki

 

Venha fazer parte da nossa escola, cursos individuais, em grupo e online. Tudo isso com a qualidade e confiabilidade de quem está há 17 anos no mercado.

© ABC MUSICAL® -Fones: (11) 2893-4754 / (11) 3223-8613 / 11-97417-2634 (whatsapp)
abcmusical@abcmusical.com.br / abcmusical2008@hotmail.com